segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Common Enemy - Late Night Skate [2004] & Reproach - Is What It Is [2005]

Se tem uma coisa que eu adoro demais, é a mistura de hardcore e skate. É uma coisa que dá certo, duas coisas que combinam, talvez porque carreguem a mesma essência da contestação, da liberdade, ser sobre quebrar as regras, fazer isso do seu jeito. A muito tempo isso vem gerando uma combinação atrativa, basta ver o Suicidal Tendencies, o JFA e o Adolescents, os dois ícones do Skate Punk. E sem esquecer do NoFX.
Depois do ano 2000, eu tenho 4 bandas que eu considero as mais fodas desses 10 primeiros anos de século, e 3 delas são do Skate Punk: O Bones Brigade, que já tá aqui no blog, o Common Enemy e o Reproach. A quarta banda é o Municipal Waste, mas aí num tem nem o que falar, os caras são impecáveis. Num tem um álbum ruim, agradando o povo do hardcore, o povo do thrash metal, o povo do crossover old school, fãs de música rápida em geral.
Esse álbum do Common Enemy, é o único deles que eu já achei pra baixar, e porra, que som foda!
Guitarra rápida, bateção infernal na bateria, uma voz rasgaaada, mas que dá seu charme, fica uma coisa legal, até eu que não sou muito fã desse tipo de vocal achei que ficou bom. As letras são um caso a parte, falando sobre querer voltar no tempo, pra época onde a única coisa que importava era o rolê de skate curtindo JFA, ou clamando pela construção de rampas, ao invés de bombas. Simples e foda, como o hardcore e o skate tem que ser.

Link


E aqui temos o CD do Reproach. Abre com um som instrumental, muito foda e ai já cai na primeira faixa com letra, a "Shove My Fucking Face In It". Porra, a hora que começa aqueles 3 acordes sozinhos, ai vem a bateria, e depois o cara a começa a cantar, é um sentimento de empolgação indescritível! Músicas com um andamento veloz e curtas em sua duração, simples na estrutura, mas que mantem sempre a essência: os 3 ou 4 acordes tocados da maneira mais rápida possível. acompanhados de uma bateria que fica fritando na caixa e no chimbal do jeito mais rápido que o cara conseguir, também. Músicas falando sobre o orgulho de ser skatista, e até uma sobre aquele filme "Dead By Dawn", eles retiraram algumas falas do filme, as mesmas que o Bones Brigade usou na Evil Dead, do I Hate My Self When I'm Not Skateboarding, e uma faixa com um título incrível pra mostrar a natureza dos caras: "Skate and Destroy".
Simplesmente lindo.

Link

Nenhum comentário: