quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Napalm Death - Scum [1987]

Hoje eu tava com vontade de postar algo clássico, mas que soasse underground ao mesmo tempo, e creio que a obra prima do debut do Napalm Death é a escolha perfeita pra isso! Bem, que que eu posso dizer sobre o eles? Numa época onde música extrema era raro, Thrash só, e olhe lá, esses caras de um vilarejo na Inglaterra, altamente influênciados pela segunda geração do Punk resolvem fazer um som assim: rápido, chegando ao ponto de fazerem músicas de um segundo, blast beats no meio dos anos 80, guitarras sujas, rápidas e caóticas, vocal sujo, quase inintendivel, e deram ao nome disso de Grindcore, pra mim, eles são mais do que os cunhadores do termo, são os inventores do estilo.
Esse é um álbum que certamente qualquer fã de grindcore, e música extrema, conhece, até porque sua influência num foi restringida ao grind apenas, e é um álbum também que por ser a coisa mais anti-comercial possível(principalmente pra época em que foi gravado) num é conhecido por adeptos de outros estilos menos ligados a extremismos(eu odeio quando eu tento escrever bonito). E acho que esse anti-comercialismo é um dos fatores que fazem com que esse álbum tenha um fato curioso: o lado A do vinil foi gravado por uma formação, o lado B, por outra. Provavelmente, os membros acabaram abandonando a banda por acharem que num ia dar em nada, mas o pior é: teve gente pra apoiar esses ingleses malucos, e deu certo, indo completamente contra tudo que se esperava, e se tornou o clássico absoluto da música extrema mundial.
Hoje em dia, sem nenhum membro da formação original, a banda faz um som mais pro Death Metal, mas eles sempre vão ser conhecidos como os malucos que inventaram o grindcore, que abriram a porta pro surgimento de estilos mais pesados.
Destaques do álbum? A faixa-título e "Human Garbage".

Link

Nenhum comentário: