sábado, 30 de maio de 2009

Hatebreed - Satisfaction Is The Death Of Desire [1997]

Tá aí o clássico absoluto do hardcore nos anos 90: Satisfaction Is The Death Of Desire.
Esses dias, lendo posts na comunidade "Hardcore" no orkut, vi um cara falando: "Hardcore num tem nada a ver com punk! Pode até ter tido quando surgiu, mas vem cá: Hatebreed, Madball, são punks? NÃO" - quase tive um infarto: mostrou profunda ignorância sobre a cena: Como hardcore num tem nada a ver com o punk? É UMA VERTENTE DELE! A sonoridade mudou bastante, a ponto de uma banda de hardcore de hoje num soa parecida em nada com as bandas antigas, fato, mas a essência, o que realmente importa tá lá, tanto na origem punk rock, no hardcore old school, do Black Flag, Dead Kennedys, e nas bandas da nova escola, como o Hatebreed, Born From Pain(que até fez um álbum mais puxado pro old school), Cataract(que faz até um cover do Ramones no All You Hippies Better Start to Face Reality, mostrando a ORIGEM), e que essência é essa? Posso citar principalemten o DIY, Do It Yourself, Faça você mesmo. É a origem de tudo, esses princípio: antes da cultura punk se envolver com a política, um dos poucos ideais era esse. E o Hatebreed é um dos maiores exemplos do DIY nas últimas duas décadas! Distribuindo a demo deles nos shows. Fazendo eles mesmos! Madball! Contestador até o fim! Não só no ambito político, mas defendendo a igualdade, a liberdade. Enfim, dizer que o hardcore não é ligado ao punk, mesmo a nova escola e a escola nova iorquina, é uma puta ignorância!
Vamos ao som desse CD: Nessa época, o Hatebreed ainda num fazia um Hardcore Breakdown(como chamam essa vertente do hardcore mais pesado, cadenciado, com os breakdowns, que foi criar o metalcore), fazia um "quase isso". Como quase isso? Bem, pesado eles sempre foram, isso pode ser visto no Under The Knife, mas as cadências eram menor, era um negócio mais corrido, a proposta deles no início era ser uma banda old school, mas com o passar do tempo, foram encorpando o som, colocando as cadencias e chegando no que são hoje.
Esse Satisfaction Is The Death Of Desire é a mesclagem perfeita, o meio da transição, onde eles começam a deixar o old pra ingressar de vez no new, mas os dois aparecem em doses perfeitas: peso, raiva, protesto, velocidade, palm muted's(auhauhua) e "Before Dishonor", que de longe é a melhor música desse álbum pra mim.

Bem, to mandando esse álbum porque dia 27 de julho eles tão aí, tomara que eles toquem "Refuse/Resist", "Thirsty And Miserable" e "Suicidal Maniac", do For The Lions, que é o álbum de cover's que eles lançaram em maio.

Link

Nenhum comentário: